No final dos anos 90, exatamente em 30 /07/1987 a comunidade de SJ se reuniu e construiu a organização da ASPE, Ação Social Professora Elizabete. O nome é uma homenagem a uma das primeiras educadoras comunitárias. A aspe nasceu da necessidade de construir forças para enfrentar os grandes problemas que a comunidade de são José já enfrentava na época como a falta de água, banheiros, falta de moradia, entre outros.
A primeira direção teve como presidente o ex vereador Valter Batista e logo de inicio, atingiu a marca de 100 sócios, onde hoje esse numero chega a mais de 300 sócios . Hoje com mais de 30 anos de existência a aspe e uma referência em termo de organização social, cultural.
Reconhecida de Utilidade Publica Municipal e Estadual, a Aspe hoje funciona na Praça da Igreja S/N, no Povoado São José- Japaratuba/SE e vem buscando parceria em todos os níveis através de editais, prêmios, e subvenções. Contemplada com o edital de Pontos de Cultura, através do Convênio 11/2011 realizamos um sonho da comunidade que foi trazer para a comunidade o Ponto de Cultura CAATINGART, que é o único do leste Sergipano. Junto com a ASPE constrói parceria em nível local, Clube de Mães Jovens e Infantis, Colônia de Pescadores Z-30, Associação de Apicultores, Agenda 21,( Semear, Petrobras, Integration) , Centro da Terra e Secretárias Municipais, Escola Municipal V. João Prado, Escola M. Erundino Moura, Ass. Catadoras de Mangaba, Ponto de Cultura CAATINGART, Cooperativa de Catadoras de Camarão, Cooperativa de Agricultores JARDIM, e Assentamentos da Região como Ass. Ivan ribeiro, Ass. Sambaiba, Ass. 13 de Maio.
No ano de 2013 a Ass. foi contemplada com um trator e implementos que atende mais de 100 agricultores da região, Além disso a aspe dialoga com a juventude do município através de oficinas, palestras campanhas educativas, acampamento, atividades culturais. Isso sem falar que a entidade e protagonista na criação da moeda solidária do município. Sendo a entidade âncora.